O POPULAR ES
destaque

SAAE: Moradores de Rio Bananal reclamam da falta de água nas casas



Alguns moradores de Rio Bananal entraram em contato com nossa redação relatando a falta de água na sede do município. Segundo eles, a água do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio Bananal não chega nas torneiras, e quando chega a coloração é bem escura.

Para entender o problema, nossa redação entrou em contato com SAAE de Rio Bananal, onde o diretor da autarquia, Assis Campi explicou que a falta de água em algumas residências se dá, devido a manutenção na rede, localizada no Bairro São Sebastião, e que por este motivo algumas residências estão sem água. Sobre a coloração escura, faz parte do procedimento. 

Uma equipe do SAAE se concentra para resolver o problema no Bairro São Sebastião, próximo a Borracharia Roda D'água. Vale ressaltar que a via está interditada de um lado, onde motoristas precisam redobrar a atenção ao passar pelo local.




ENTENDA

Durante interrupções (intermitências/falta de água) no abastecimento de água, pode ocorrer alteração significativa da cor da água que chega as regiões que ficaram desabastecidas, isso acontece porque durante o abastecimento normal, forma-se uma película no interior dos canos da rede de distribuição que retém partículas que possam estar presentes na água, gerando uma crosta de cor escura que fica estável no interior da rede abastecida diariamente.

Durante as interrupções, que pode acontecer inclusive por manutenções nas redes de distribuição, limpeza da caixa de distribuição e reservatórios, a rede seca por ficar um período maior sem receber água. A crosta seca pode se desprender das paredes dos canos. Quando o abastecimento retorna, a água carrega esse material seco do interior da rede que fica momentaneamente "suja" alterando a cor e voltando a normalidade após alguns minutos .