O POPULAR ES

Detran|ES promove ações educativas para prevenção de acidentes em Rio Bananal

A equipe de educação para o trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está em Rio Bananal durante esta semana para conscientizar a população sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros e contribuir para a redução de acidentes e mortes nas vias capixabas.

Juntamente com a Polícia Militar, a equipe de educação do Detran|ES realiza, até esta sexta-feira (04), abordagem nas ruas com a ação “Atenção pela vida”, que busca sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores para as atitudes corretas no trânsito de acordo com a legislação.

A ação chama atenção dos moradores que passam pelas vias para a importância de obrigações que promovem a segurança no trânsito, como a utilização dos equipamentos como cinto e cadeirinha nos automóveis e capacete nas motocicletas, mesmo para aqueles percursos rápidos, dentro do mesmo bairro de residência dos condutores. Também abordam os cuidados necessários para os ciclistas, a utilização da faixa de pedestre nas travessias, a necessidade de obedecer à sinalização de trânsito, os riscos do uso do celular e da mistura de bebida e direção.

Para o diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, a educação para o trânsito é essencial para que todos passem a adotar um comportamento seguro nas vias, mesmo aqueles que transitam em locais de pouca circulação, a exemplo das estradas rurais, ou que fazem pequenos trajetos.

“Os acidentes de trânsito, maioria absoluta das vezes, têm como causa a falha humana, seja pela imperícia, por não ser corretamente habilitado para dirigir, pilotar, seja pela imprudência. Sabemos que muita gente insiste em pilotar uma moto ou dirigir um carro sem ter uma carteira de motorista, que não usa capacete, excede a velocidade, corta onde não é permitido. Atitudes como essas podem impactar na própria vida ou na de outras pessoas quando ocorre uma tragédia. Para provocar uma mudança na cabeça dos capixabas que o Detran está presente em todos os municípios utilizando de diversas atividades pedagógicas nas abordagens nas ruas, avenidas, escolas e empresas, sempre em parcerias com órgãos competentes como a Polícia Militar”, frisou.

O diretor acrescenta que, além de educação de trânsito, o Detran|ES realiza nos municípios onde o trânsito não é municipalizado, como é o caso de Rio Bananal, serviços de sinalização viária horizontal, vertical e dispositivos auxiliares, com foco na organização do trânsito e prevenção de acidentes.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencialmente na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado.