O POPULAR ES
destaque

Ônibus da Prefeitura de Rio Bananal com portas quebras coloca em risco vida dos alunos e monitoras

Recentemente o Jornal O Popular ES recebeu novamente algumas denúncias de pais de alunos e dos próprios estudantes de que em alguns coletivos as portas estariam com problemas, andando em alguns casos com elas totalmente abertas durante o trecho colocando em risco a vida dos usuários. Além dessas, outras denúncias chegaram até a nossa redação, como: 

- Informações dão conta que estagiários estavam fazendo as linhas como monitor escolar, mesmo sem terem a qualificação.

- Que os profissionais do lavador (que realizam a limpeza dos veículos públicos) estariam trabalhando como monitor, sem ser monitor e sim lavador de veículos.

- E tem vez que as linhas ficam sem monitoras, e que até mesmo a Secretária de transporte realizava esse serviço como monitora.

Informações dão conta que as monitoras estão sendo responsável pela abertura e fechamento das portas manualmente para embarque e desembarque dos alunos e que muitas estão fazendo rotas que não são de costume delas, somente para abrir e fechar as portas.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de transporte Valéria Matedi para esclarecimentos, e que por nota a mesma respondeu.

Segue a nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclareço que devido às faltas justificadas de servidores, em momentos inesperados, é necessário requerer auxílio de outros servidores tendo em vista a responsabilidade com as nossas crianças. Ressalta-se que não há monitores reservas, no entanto já foi enviado um Projeto à Câmara para possibilitar novas contratações, para em momentos oportunos, os mesmos terem a oportunidade de colaborar. 

Todavia  “Sempre que for necessário, ou que a monitora estiver de atestado, eu vou prestar um auxílio, visto que, primeiro os alunos e depois a minha pessoa, presto socorro mesmo, sempre necessário em prol dos alunos`”.

Quanto as portas explano que as mesmas são eletrônicas, no entanto no momento a orientação é que seja utilizada a trava manual, nas portas em que a trava eletrônica apresente problema, ainda esclareço que estamos providenciando o conserto o quanto antes. Ressalto que no percurso do transporte a porta fica travada, não oferecendo risco algum.

NOTA-SE QUE DISPOMOS DE UMA ESTRUTURA COM 48 ÔNIBUS, QUE REALIZAM LINHAS DO TRANSPORTE ESCOLAR POR TODO O MUNICÍPIO, E COM TODA ESSA ESTRUTURA É NATURAL OCORRER DESAFIOS. ESTOU AQUI A DISPOSIÇÃO PARA RESOLVÊ-LOS, E AINDA SEMPRE QUE POSSÍVEL BUSCAR FORMAS DE APRIMORAR NOSSOS TRABALHOS EM PROL DOS ALUNOS RIBANENSES.

Imagem meramente ilustrativa