O POPULAR ES
destaque

NA CADEIA: Pai é preso suspeito de estuprar filha durante 18 anos no interior de Nova Venécia

 Um homem de 46 anos foi preso nesta terça-feira (29) em Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, após a filha, de 28 anos, denunciar que era estuprada pelo pai desde os 10 anos. Segundo a Polícia Civil, a denúncia chegou por um canal de comunicação da Delegacia do município no aplicativo WhatsApp. A jovem contou que o pai a ameaçava de morte a fim de que ela não denunciasse os abusos. A corporação informou que o suspeito foi preso nesta terça-feira após uma diligência de uma equipe na casa dele, na zona rural de Nova Venécia. Ele confessou o crime.

A Polícia Civil informou que a vítima morava com o pai e o irmão, um adolescente de 15 anos. O meio em que a jovem fez a denúncia é uma criação tecnológica recente instalada na Delegacia de Nova Venécia.

“Criamos o WhatsApp institucional com o objetivo de facilitar o contato com outras instituições, enviar intimações e atividades do tipo. Nesta terça-feira (29), quando um dos policiais foi verificar o aplicativo, notou que havia mensagens de um número desconhecido pedindo socorro. Imediatamente, acionamos a equipe e fomos até o local”, disse o delegado regional Douglas Sperandio.

Durante depoimento dado à polícia, a vítima contou que o pai nunca realizou o registro civil dela, a impedia de estudar e de ter amigos, mantendo-a isolada. “A violência começou quando ela tinha 10 anos, e ela era ameaçada de morte, caso contasse a alguém sobre os abusos. Como eles sempre moraram em lugares muito ermos, ela nunca conseguiu falar com um vizinho que fosse e tinha medo de procurar ajuda e ser realmente morta pelo pai. No trajeto até a delegacia, a moça só chorava e agradecia, afirmando que foi salva pela Polícia”, acrescentou o delegado.

A jovem contou que o último estupro tinha ocorrido na noite anterior e entregou uma peça de roupa com resquícios de material biológico. A roupa foi apreendida e encaminhada para perícia.

A vítima foi encaminhada para acompanhamento psicossocial no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município. A Polícia Civil informou ter acionado o Conselho Tutelar para encaminhamento do irmão de 15 anos da jovem.

O suspeito, um agricultor de 46 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável, estupro e dano emocional à jovem, na modalidade continuada, na forma da Lei Maria da Penha. O homem foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte e, posteriormente, será transferido para o presídio de Xuri, em Vila Velha, onde aguardará julgamento da Justiça.

JOVEM FOI ABANDONADA QUANDO CRIANÇA

Ainda durante o depoimento que concedeu à polícia, a vítima contou foi deixada pela mãe com a avó assim que nasceu. A avó da vítima a abandonou com uma moradora em situação de rua, que depois de um tempo a entregou para uma tia-avó. Depois disso, ela foi morar com o pai e a madrasta. A madrasta saiu de casa quando descobriu os abusos, mas não denunciou.

Fonte: A Parresia