Mais motores do que passos: Rio Bananal chega perto de 1 veículo por pessoa
O município de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, se destaca em um dado curioso — e ao mesmo tempo preocupante. Segundo levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a cidade está entre os poucos municípios capixabas que possuem mais veículos registrados do que habitantes.
Com 19.274 habitantes (estimativa oficial) e uma frota que já chega a 18.853 veículos registrados no Detran|ES, Rio Bananal se aproxima de uma motorização equivalente ou superior à sua população — cenário raro no Estado.
Além disso, o município possui 9.554 condutores habilitados, número que reforça o quanto o transporte individual é parte central da rotina dos moradores.
Dependência do transporte próprio
Especialistas apontam que essa realidade é influenciada principalmente por dois fatores:
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Ausência de opções eficientes de transporte coletivo;
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Extenso território rural, com propriedades afastadas entre si e do centro urbano.
Na prática, isso faz com que grande parte da população dependa de automóveis, motocicletas e até veículos agrícolas para trabalhar, estudar ou acessar serviços essenciais.
Em termos práticos, isso significa que a cada 100 moradores, existem 98 veículos — um índice que deixa o município muito próximo de uma motorização de 100% (1 veículo para cada pessoa).
Reflexo no trânsito: congestionamentos cada vez mais frequentes
A alta concentração de veículos tem provocado engarrafamentos diários na área urbana, especialmente nos horários de pico. O problema se agrava às sextas-feiras à tarde, após o fim dos expedientes, quando o fluxo de carros aumenta consideravelmente.
Nesses períodos, é comum se formar quilômetros de congestionamento, com motoristas enfrentando entre 30 a 50 minutos de trânsito parado ou em lentidão extrema — situação atípica para municípios de pequeno porte, mas que já virou rotina em Rio Bananal.
Mudanças na dinâmica local
Mesmo com perfil econômico voltado para a agricultura e uma população dispersa, Rio Bananal se torna um exemplo de como a motorização acelerada pode transformar a dinâmica de pequenos municípios — e de como esse fenômeno exige planejamento, investimentos e ações preventivas.
A Prefeitura de Rio Bananal já estuda um plano de mobilidade urbana, que inclui alternativas como mudanças de rotas e até a criação de uma rodovia de passagem para motoristas que apenas atravessam o município em direção a outras cidades, reduzindo o fluxo interno e melhorando a circulação.
