O POPULAR ES

SAÚDE: Secretaria de Saúde informa que Rio Bananal enfrenta falta de medicamentos em farmácias

A Prefeitura de Rio Bananal, através da secretaria de saúde, informa que estão em falta alguns medicamentos na Farmácia Municipal, esclarecemos também que não se trata de falta de planejamento ou gestão. A ausência de parte dos insumos se deve ao atual cenário mundial que estamos enfrentando, onde grande parte destes é proveniente de países como a China, Índia entre outros.

A falta de medicamentos não é exclusiva do município de Rio Bananal, e sim em várias regiões do país, em que inclusive faltam insumos nas farmácias privadas e em diversas empresas e distribuidoras que fornecem medicamentos a prefeituras.

A Secretaria de Saúde vem trabalhando arduamente para a aquisição dos medicamentos em falta, através de licitações, para que os insumos sejam repostos o mais breve possível, Na presente data estamos com seis Notas de Empenho – Autorização de fornecimento/execução Saúde em aguardo da chegada dos medicamentos.

Segue a nota oficial :

Como é de conhecimento, a Nota Técnica Nº 01/2022 da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica/COSEMS, em maço/2022, já se referia ao desabastecimento de medicamentos, e, agora a Nota técnica do COLEGIADO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO - COSEMS/ES de 02/07/2022 também trata do mesmo assunto. A nota técnica mais recente encontra-se em anexo a este, a quem interessar.

Dessa maneira, por maiores que tenham sido os esforços da equipe gestora municipal do município de Rio Bananal, em todos os trâmites que são de sua competência, fica-se a mercê da disponibilidade de medicamentos nas distribuidoras para que as mesmas entreguem.

Na presente data estamos com seis Notas de Empenho – Autorização de fornecimento/execução Saúde em aguardo da chegada dos medicamentos. As solicitações, acompanhamentos e cobranças têm sido realizadas constantemente por parte da equipe municipal frente às empresas responsáveis pelo fornecimento. Vale Ressaltar também que recebemos algumas notificações durante as últimas semanas sobre o resultado das compras realizadas via SERP (Sistema Estadual de Registro de Preços), onde alguns itens tiveram situação deserta no processo licitatório, o que faz aumentar ainda mais o tempo de espera para normalização dos estoques.

Jaguaré aguarda entrega de fornecedores

A secretária de Saúde de Jaguaré, Tânia Pariz, lembra que o município já começa a perceber a redução preocupante de medicamentos injetáveis para uso hospitalar, como dipirona, tramadol, dexametasona, ondansetrona, complexo B e noripurun. Também na Farmácia Básica há a redução de alguns itens e a falta de outros, principalmente xaropes e antibióticos. A Prefeitura já efetuou o processo de compra dos remédios e aguarda a entrega pelos fornecedores.

“Nós adquirimos os medicamentos, através de processo licitatório próprio ou através da adesão de atas de registro de preços do Estado. Não é por falta de recursos, nem de adequação administrativa. Mas, estamos passando pelos mesmos problemas que todos os municípios do País. Hoje estamos em falta de alguns medicamentos, já encaminhamos o procedimento de compra, mas, não existe previsão de entrega pelo fornecedor”, explica Tânia Pariz ressaltando que os médicos que atendem no município estão cientes do problema.

Estudo recente da CNM – Confederação Nacional dos Municípios mostrou que mais de 80% dos quase 2.550 municípios pesquisados estão com desabastecimento de medicamentos básicos.

A lista inclui remédios para doenças crônicas e outros: amoxicilina; dipirona; dipirona injetável; prednisolona; azitromicina e ambroxol. Outros medicamentos em falta em vários municípios do País são loratadina, gliclazida, folinato de cálcio, carvedilol, omeprazol, nitrofurantoína, varfarina e sais para reidratação oral, entre outros.






Postagem Anterior Próxima Postagem