O POPULAR ES
destaque

Alunos estão chegando com mais de uma hora de atraso na escola por conta do ônibus escolar que faz linha Capivara a Santa Emília, interior de Rio Bananal

O Jornal O Popular ES recebeu na ultima quinta-feira (05) uma grave denúncia sobre o transporte escolar para os alunos da linha Santa Emília x Capivara. Onde alunos entre 05 a 10 anos estão sendo prejudicados no ano letivo por atrasos no ônibus escolar da Prefeitura de Rio Bananal.

Pais de alunos entraram em contato com nossa redação para explicar o que de fato vem acontecendo.

Os alunos tem o horário previsto para entrar na escola da comunidade do Capivara ás 12h30min, porém no horário de 12:45 o ônibus escolar ainda esta passando na igreja do Santa Emília recolhendo os alunos, que por sinal já estão atrasados há 15 minutos do horário de entrada na escola. Percurso esse que está demorando em média uma hora até a chegada na escola.

Para retornar para suas residências no período da tarde o ônibus faz um percurso mais longo, passando pelo Córrego Amarelo, deixando o percurso mais longo em torno de 8km, sendo 8km para ir e 8km para voltar, totalizando em média de 16km a mais, fazendo com que os alunos chegam na comunidade de Santa Emília por volta de 17:40 min quase na escuridão.

Segundo relatos além do veículo escolar da Prefeitura de Rio Bananal está fora da rota de horário de entrada dos alunos, ele está em péssimas condições de tráfego, sem ar condicionado e muito sucateado.

''As crianças estão chegando em casa estressadas, com dor de cabeça, e mais, as crianças estão sendo prejudicada no ensino escolar por conta desse horário do ônibus, pois não bate com o horário correto de entrada e saída dos alunos da escola, fazendo com que esses alunos percam em média uma hora de aula na escola. Os nossos filhos foram matriculados no período matutino, porém segundo a secretária de transporte Valéria Matedi, os pais não fizeram a solicitação de ônibus para este horário, e por isso tivemos que colocar nossos filhos tudo pra estudar na parte da tarde. Mas quem é responsável por saber se tem alunos matriculados no período da manhã, são os próprios funcionários da secretaria de transporte e Educação.'' Disse uma moradora indignada.

Segundo relato dos moradores a solução para o problema, seria que o ônibus pegassem os alunos no Santa Emília por volta de 12h para que ás 12:30h os alunos já estivessem na escola, e já a saída fosse por volta das 16:40 para que por volta das 17:20 o coletivo já se encontrasse na comunidade de Santa Emília com os alunos.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Transporte Valéria Matedi mais uma vez a mesma não deu nenhuma satisfação para a população.

Imagem meramente ilustrativa