O POPULAR ES
destaque

Impeachment do Prefeito: Câmara de São Gabriel da Palha aprova abertura de comissão processante para punir os envolvidos na compra de madeira superfaturada

Nesta terça-feira (15/03), a Câmara Municipal de São Gabriel da Palha aprovou por 7 votos a favor e 6 contrários à abertura de processo impeachment contra o prefeito da cidade Tiago Rocha (PSL).

Os vereadores sorteados para compor a titularidade da comissão processante foram Renato Alves, Sargento Geike, Léo Bragato e os vereadores Baíto de Oliveira e Thiago Silva foram sorteados como suplentes. 

O pedido de abertura de processo para investigar a compra de madeiras superfaturadas foi assinado por 14 munícipes.

Agora, o prefeito Tiago Rocha deverá ser notificado em até 5 dias. Após a notificação, o chefe do poder executivo terá um prazo de até 10 dias  para apresentar a defesa prévia. Decorrido o prazo de defesa, a comissão apresentará um parecer decidindo sobre a continuidade ou não do processo, que deverá ser apreciado pelo plenário. Caso aprovado, inicia-se a fase de instrução com diligências, audiências e outivas das testemunhas arroladas. Após a conclusão da instrução, a comissão abrirá um prazo de mais 5 dias para o prefeito apresentar novamente suas razões por escrito.

Após todo esse trâmite, será realizada a sessão de julgamento, onde o acusado poderá ser afastado do cargo de forma definitiva caso receba 2/3 dos votos.

Se aprovado o impeachment, o presidente da Câmara, Dayson Marcelo, comunicará a decisão do plenário à Justiça Eleitoral e quem assumirá a sua vaga será o Vice Prefeito Renato Colombi (PSL).

O espaço está aberto caso a prefeitura ou a defesa do prefeito Tiago Rocha queira se manifestar, contato: jornalopopulares@gmail.com