O POPULAR ES

Gripe mata quatro pessoas nas primeiras duas semanas de 2022 no ES, uma delas é de Rio Bananal

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o registro de mais quatro mortes decorrentes de infecção pelo vírus da gripe Influenza A no Espírito Santo, nas primeiras duas semanas de 2022. Três dos quatro óbitos são de pessoas com idade acima de 70 anos. As vítimas moravam em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e Rio Bananal. Em todo o ano passado, o Espírito Santo contabilizou um total de 27 mortes em decorrência da doença. O Estado enfrenta uma epidemia de gripe ao mesmo tempo em que enfrenta a pandemia de Covid-19.

O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen/ES) informou que a maioria dos exames analisados constata a circulação majoritária da variante H3N2 da gripe. Além disso, amostras analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro a pedido do Governo capixaba, por meio de sequenciamento genético enviado à instituição, confirmou a presença da Influenza Darwin/H3N2 em circulação em todo o território capixaba.

Além das quatro mortes por gripe registradas já em 2022, também houve o registro de nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Fonte: A Parresia.