O POPULAR ES
destaque

''Vereadores de Linhares, Rio Bananal, Aracruz e Jaguaré queriam a morte de Jonas Soprani.'' Diz delegado

O vereador de Linhares, Waldeir de Freitas, deixou o presidio no início  da noite da última sexta-feira (20/08), onde estava, desde o dia 29 de julho, após ser preso, em Belo Horizonte, onde estava participando de um congresso para vereadores

Damião Damasceno deixou o presídio em São Mateus, no dia 03 deste mês, e, de acordo com o seu advogado, Dr. Junior Mendonça, o seu cliente não tem nenhum envolvimento na morte do ativista.

No dia 19/08 quem também deixou o presídio foi Cosme Damasceno. Ele estava preso em São Domingos do Norte. De acordo com as investigações da polícia, ele seria um dos intermediadores da morte de Jonas Soparani e motorista do veículo que levou os atiradores para executar o ativista Jonas na ida e na volta.

De posse de algumas informações sobre o caso, na manhã desta quinta-feira (19/08), a redação do Site Norte Notícia conversou com o delegado Tiago Cavalcante, que está à frente das investigações, e fez as seguintes perguntas:

Repórter: Tem outros vereadores envolvidos nesse caso?

Delegado: Embora na declaração de Cosme, ele tivesse dito que muitos vereadores tinham interesse na morte de Jonas, eu não consegui provas quanto a isso. Cosme disse que sabia por toda sua caminhada com Waldeir que já tem quatro anos, que ouvia que era um desejo de uma grande parte de vereadores, inclusive de fora de Linhares, como de Rio Bananal, Aracruz e Jaguaré, na morte de Jonas, tendo em vista a postura denunciante do ativista, que sonhava em ser vereador de Linhares. Cosme fala ainda em sua declaração que se houver outros vereadores envolvidos, só o próprio Waldeir vai dizer.

Repórter: Qual o motivo e o valor pago pela morte de Jonas Soprani?

Delegado: O motivo não foi mensurado em valor financeiro, mas Cosme diz que aquele que resolvesse o problema “Jonas Soprani” teria um grande apoio político dos inimigos de Jonas. Até onde levantamos, a única coisa que Cosme disse ter recebido de Waldeir de Freitas é o valor de R$ 1.000,00 (mil reais), por mês e a promessa de um cargo na Câmara dos Vereadores.

Repórter: Qual o motivo da prorrogação da prisão do Cosme não ter sido pedida?

Delegado: A prisão pré-processo, ela não é eterna, embora nós, sociedade, tenhamos ânsia pela condenação do suspeito, mas isso só ocorre depois do julgamento; então não havia, nesse momento, requisitos para uma prisão preventiva, a qual cabe para o suspeito que ainda não foi julgado. Mas, inevitavelmente, Cosme será indiciado como partícipe do homicídio de Jonas e acredito que será condenado, com base nas provas que temos até então.

Repórter: Qual foi a participação do Cosme no crime?

Delegado: A participação do Cosme se deu com aquele que teria os meios para concretizar a vontade do vereador Waldeir de Freitas. Ele conhecia pessoas que poderiam fazer o crime. Como ele conhecia? Devido ao seu conhecimento e parentesco com traficantes do Shell. Ele é cunhado de um conhecido traficante que atua no Shell, apelidado de Vandinho. Ele, além de conseguir os atiradores para Waldeir, quais foram Baiano e Dudu, dirigiu o carro que levou os dois até lá, bem como deu fuga para ambos.

Fonte: Norte Notícia.