O POPULAR ES
destaque

Justiça manda soltar vereador que mandou matar ativista político em Linhares

 A Justiça mandou soltar o vereador Waldecir de Freitas Lopes (PTB), que havia sido preso no dia 29 de julho deste ano suspeito de mandar matar o ativista político Jonas Soprani, de 48 anos. O crime ocorreu no dia 23 de junho, em um bar de Linhares, região Norte do Espírito Santo. A decisão também determina a soltura do assessor dele, Josenilton Alves dos Santos, investigado por intermediar o contato entre o mandante os assassinos, preso há uma semana no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte.

A decisão é do juiz da 1ª Vara Criminal de Linhares, André Bijos Dadalto. O magistrado revogou o pedido de prorrogação da prisão temporária do vereador e do assessor, autorizando a saída dos dois da prisão antes do prazo de 30 dias. O processo corre em segredo de Justiça, mas a reportagem obteve acesso à decisão.

Procurada pela reportagem, a defesa de Waldecir informou que acredita que o vereador, que está preso em Viana, deixará o presídio ainda nesta sexta-feira (20) e garantiu que o vereador participará da sessão na Câmara de Linhares na próxima segunda-feira (23). “Vai entrar de cabeça erguida e sair de cabeça erguida, porque a defesa dele acredita e ele também tem conhecimento que não deve responder pelo crime, porque ele não mandou matar ninguém”, afirma o advogado Leandro Freitas de Souza.

Na manhã desta sexta-feira, Cosme Damasceno, apontado como o motorista que conduziu os executores até o local do crime, também teve a liberdade concedida pela Justiça. A prisão dele venceu e não foi prorrogada. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), ele continua no Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte.