O POPULAR ES
destaque

Viaturas da Patrulha Rural do 12º Batalhão intensificam o policiamento nas áreas rurais dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal





Objetivando garantir durante a safra, a segurança e a tranquilidade necessária para a colheita, armazenagem e distribuição do café, produto de extrema relevância para a economia dos municípios, as viaturas da Patrulha Rural visam o atendimento com visitas tranquilizadoras às propriedades rurais, secadores, escolas, igrejas e estabelecimentos comerciais, levando informações e dicas de segurança que possam contribuir para a inibição de fixação de criminosos nas regiões.

Também são realizadas abordagens a pessoas e veículos para preservar a ordem e transmitir sensação de segurança à população que habita na zona rural, visto o aumento na migração de pessoas para as regiões cafeeiras.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, na manhã desta sexta-feira (21), no município de São Gabriel da Palha, a Operação Colheita 2021, que consiste em reforçar o policiamento ostensivo da região rural durante todo o período de colheita de café, cana-de-açúcar, abacaxi e outros cultivos, que ocorrem entre os meses de maio e novembro. Serão empregadas 200 viaturas em todo o Estado, sendo 110 em escala extra. O investimento é de R$ 1.496.277,36 com o pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).

O objetivo da ação é aumentar a segurança dos produtores rurais durante o período, por conta da migração de pessoas, além da maior circulação de mercadorias e valores nas regiões produtoras do Estado. A Polícia Militar fará o reforço do policiamento buscando maior estreitamento da relação com os moradores do meio rural, bem como intensificar as ações de abordagens a veículos e pessoas e, também, ações conjuntas com outros órgãos, entre eles, a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).




Em sua fala, o governador destacou a importância da reestruturação das forças de segurança em todos os cantos do Espírito Santo. “No meu primeiro mandato, recebemos as forças de segurança destruídas e as entregamos reestruturadas. Novamente assumimos e encontramos as forças destruídas. Estamos as reestruturando mais uma vez. Essa é a missão que temos. Isso exige dedicação e investimento. Hoje atendemos a um setor da sociedade importantíssimo que é a agricultura”, pontuou.

Casagrande prosseguiu: “Recebemos hoje muitas reclamações da ocorrência de furtos, roubos e até homicídio no interior do Estado. Com esse reforço no policiamento, estamos dando hoje um passo a mais para atacar esse problema. Serão empregadas 200 viaturas em todas as regiões do Estado. É muito importante que o agricultor observe e acione imediatamente as forças de segurança. O nosso compromisso com a agricultura capixaba não se resume à segurança. Também estamos realizando obras em estradas vicinais pavimentadas com Revsol, além do Caminhos do Campo e de outras rodovias estruturantes que estão em andamento.”

Esse reforço do policiamento ostensivo na Operação Colheita não implica em diminuição do efetivo empregado nas áreas urbanas, uma vez que o efetivo empregado é formado por militares em horários de folga, sob empenho dado por Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO).



A solenidade teve as presenças da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; dos prefeitos Daniel Santana (São Mateus), Uelikson Boone, o Bolinha (Vila Pavão), Arnóbio Pinheiro (Pinheiros), Augusto Astori, o Gutim (Marilândia), Ana Malacarne (São Domingos do Norte), Jailson Quiuqui (Águia Branca), Marcos Guerra (Jaguaré) e Davi (Vila Valério); do deputado federal Josias Da Vitória; dos deputados estaduais Freitas, Raquel Lessa, Janete de Sá, Luiz Durão e Marcelo Santos; além de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições e lideranças locais.