O POPULAR ES
destaque

55 DENTRO DO ÔNIBUS: Super lotação em ônibus faz com que alunos cheguem atrasados nas escolas do interior Rio Bananal

O Jornal O Popular ES recebeu na tarde desta quinta-feira (29) uma denúncia sobre o transporte escolar para os alunos da linha da região de Santa Rita. O ônibus faz a rota com aproximadamente 53 alunos dentro do coletivo, onde muitos ficam em pé devido a super lotação, correndo riscos de se machucarem durante o trajeto. Com isso os alunos estão sendo prejudicados no ano letivo por atrasos no ônibus escolar. Pais de alunos garantem se o problema não for resolvido na próxima segunda-feira (04) os alunos não irão mais para as escolas. Segundo a denúncia ontem 55 alunos estavam dentro do coletivo.

Pais de alunos afirmam que o ônibus comporta no máximo 44 alunos, porém esse número ultrapassa os 53. Os alunos tem o horário previsto para entrar na escola, e segundo uma mãe de aluno, no ano passado (2023) o veículo passava próximo a residência dela por volta de 11h30min, porém com a super lotação e muitos alunos para usar o mesmo veículo, a rota acaba demorando mais, fazendo com que o ônibus escolar passe no local por volta 12h40min e com isso quando chegam na escola a aula já começou.

''Meu filho relatou que foi e voltou da escola em pé dentro do ônibus pois não tinha mais vaga nas poltronas. O motorista não tem culpa, por ele até duas viagens ele faria para não haver essa super lotação, mas ele não foi autorizado, então mesmo assim ele leva todos os alunos que encontra pela frente, mesmo com muitos indo em pé dentro do ônibus.'' Disse uma mãe.

''Ainda mas que aqui só tem ladeiras e morros. Deus mim livra de acontecer alguma coisa  com essas crianças em pé.  Bom no meu ver, ser acontecer alguma coisa com minha filha eu não respondo por mim e a prefeitura será a responsável por isso, pois já estamos reclamando a um tempo sobre essa situação. Acho que todas mães pensam o mesmo.'' Desabafou outra mãe.

Segundo relato, muitas poltronas estão indo três crianças sentadas, duas com cinto de segurança e uma sem. A rota do motorista também mudou, onde ele tem que rodar em média quatro comunidades recolhendo alunos, e para isso apenas um veículo foi disponibilizado.



''Eu particularmente como mãe não vou permitir minha filhar ir para escola com ônibus lotado. Perigoso uma criança em pé e o ônibus pode frear e ela pode cair, pode se machucar e o responsável sempre vai ser o motorista infelizmente, então se o ônibus for superlotado eu não vou permitir a minha filha ir para escola, ou o motorista dar duas voltas, ou a secretária resolve o problema de outra forma.'' disse outra mãe.

Muitos depoimentos da indignação das mães chegaram até nossa redação. O pedido maior é que a Secretária de Transporte Valéria Matedi disponibilize outro ônibus para ajudar na rota, ou que deixe o motorista dar duas voltas para pegar todos alunos e que assim eles possam ir para a escolas todos sentados e em segurança.

Rotas que um único veículo faz: Córrego Biancardi, Santa Helena, Santa Barbara, Capivarinha, Córrego da Penha, Faz. Joaquim Roberto e Córrego 27 de Janeiro.


RESPOSTA DO SETOR DE TRANSPORTE

Nossa equipe entrou em contato com a Secretária de Transporte Valéria Matedi para relatar sobre os fatos que chegaram até nossa redação e ela nos respondeu o seguinte:

''Nós estamos averiguando para ver a real situação, e tomar todas as medidas necessárias, mais para a próxima segunda-feira (04). Se realmente estiver acontecendo algo que não é correto, já será resolvido. Estamos em contato diariamente com a direção da escola, motorista e demais envolvidos, para se houver algo de errado, possamos resolver.'' Disse Valéria Matedi.

Segundo a secretária o problema maior é a falta de motoristas, onde as empresas que prestam serviços para a Prefeitura de Rio Bananal estão precisando de motoristas para várias linhas, inclusive para a linha de Santa Rita e o Córrego Cedro.

Secretária de Transporte ressalta que a Prefeitura de Rio Bananal está com processo seletivo em aberto para a vaga de motorista e termina hoje (01/03) às 17h.