O POPULAR ES

SAAE: Moradores do Loteamento Cordeiro e rua do antigo campo de viação em Rio Bananal ficam horas sem abastecimento de água em suas casas

O Jornal O Popular ES está recebendo inúmeras pautas de matérias nos últimos dias, com várias reclamações contra a Prefeitura de Rio Bananal, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, SAAE, entre outros setores da administração pública. O Jornal O Popular ES informa que suas matérias sempre buscam ouvir ou dois lados da história, e dando direito de respostas aos citados.

Nesta semana formos procurados por moradores da Rua Maria Brigida Patorino que fica localizado em São Sebastião, rua de acesso ao antigo campo de aviação, onde estão reclamando da constante falta de água nas casa.

Moradores do loteamento Cordeiro também estão na mesma situação. Informações de moradores dão conta que a água só chega nas casas depois das 22h, e para o abastecimento ás 7h da manhã, assim deixando os moradores sem água praticamente o dia todo.

Segundo relatos, o senhor Antônio Cordeiro que o proprietário do loteamento já doou um lote para a prefeitura e SAAE, para serem feitos reservatórios ou até mesmo a instalações de caixas d'água maiores, e informações dão conta que tem algumas caixas de 10 mil litros estragando no pátio do SAAE que deveria ser destinada justamente para esse tipo de situação.

Nossa reportagem encaminhou algumas perguntas para a Diretora do SAAE de Rio Bananal Andréia Siqueira, que explicou melhor sobre essas situações.


NOTA DO SAAE DE RIO BANANAL

''Quanto a questão da falta d'água, observamos que iniciou-se com o aumento da temperatura, por sua vez aumentando tbm o consumo de água nas áreas baixas no município, conforme nota na página do Facebook do SAAE de Rio Bananal em 17/02/2013. Não temos falta de água na Estação de Tratamento de Água, como o consumo é grande nas áreas baixas, impede que a água tenha força para subir nos locais mais altos, quando consegue subir já tarde da noite, fica por pouco tempo porque já nas primeiras horas da manhã a população das áreas baixas voltam a utilizar a água interrompendo a pressão da água novamente. As famílias que tem entrado em contato com o SAAE, não tem ficado desabastecidas, pois os servidores do SAAE tem se proposto, através de reservatórios móveis, levar água a essa população independente de dia e horário.

Estamos já a alguns dias em experiência com algumas mudanças e manobras na rede para tentarmos sanar essa situação, mas necessitamos da compreensão da população para que não faça uso indiscriminado de água, para ajudar na pressão da água para então abastecer as famílias que residem nas áreas mais altas do município.

Quanto ao reservatório do loteamento do Cordeiro, o SAAE já cumpriu com sua parte até então, nas proximidades do escritório da Rio Mix colocamos um reservatório de 25 mil litros para bombear a água para o reservatório da parte superior do loteamento. Foi doado ao SAAE meio lote para que juntamente com o reservatório fique a cargo do SAAE para manutenção, assim como foi feito em outros loteamentos, onde o loteador fez toda a estrutura, tanto do reservatório de baixo quanto o Superior, conforme previsto no Regulamento do SAAE, através da Lei 672/2002 em seu Capítulo V, Art. 15.

Quanto a informação de que o SAAE tem "caixas d'água apodrecendo no pátio", desconheço, a aquisição das mesmas foi para manutenção nas estações do SAAE, tendo em vista que são de apenas 10.000 litros, e no supracitado loteamento tem um número de residências com caixas d'água de no mínimo 1000 litros, bem superior a 10, sendo assim, não atenderia a demanda.'' Finaliza a nota.



Postagem Anterior Próxima Postagem