O POPULAR ES
destaque

Rio Bananal comemora 42 anos de emancipação

 Rio Bananal comemora nesta terça-feira (14/9) 42 anos de emancipação com uma história de muita luta e trabalho. Por volta de 1929, colonizadores como Pedro Ceolin, Pedro Rizzo, Abramo Caliman e Alcides Siqueira Campos chegaram à localidade, fundaram o núcleo de Santo Antônio do Bananal e iniciaram o cultivo agrícola.

Em 1933 o padre Aníbal visitou o lugar e reuniu os moradores para celebrar a primeira missa. Dois anos depois, o padre Geraldo mobilizou o pequeno povoado para que fosse construída uma capela.

Em 1937, outro grupo, liderado por Egídio Venturim, Luiz Endringer e João Casagrande, chegou à região e fundou o núcleo de São Sebastião do Bananal. Rio Bananal convive até os dias atuais com o protagonismo desses dois núcleos: o Santo Antônio e o São Sebastião.

Para qualquer emergência ou mesmo para buscar suprimentos, os moradores se deslocavam até Colatina, que era o povoado mais desenvolvido. Tempos mais tarde, seguiam até as margens da Lagoa Juparanã e de lá para Linhares.

O incremento da agricultura e a ação religiosa dos padres contribuíram para o progresso da região, a ponto de em 22 de outubro de 1949 ser elevada à categoria de distrito, com a denominação de Rio Bananal, subordinado a Linhares.

Em 19 de abril de 1950 esse fato foi comunicado à população pelas lideranças locais. O novo distrito era constituído pelos povoados de Santo Antônio e São Sebastião.

Em 1963 o desejo de progresso desencadeou na população a tentativa de transformar o distrito em município. Porém, o pedido foi rejeitado. O sonho foi retomado em 1975. Projeto para tal fim chegou a ser aprovado, com o nome de município de Nova Fátima, mas foi arquivado por ultrapassar o prazo constitucional estabelecido para a consulta popular.

Em abril de 1979 é solicitado o desarquivamento do processo e em junho do mesmo ano a Assembléia Legislativa autoriza a realização do plebiscito, que acontece em 19 de agosto do mesmo ano.

No dia 14 de setembro de 1979 o distrito é elevado à categoria de município, conforme lei n° 3293. O ato de emancipação foi assinado pelo governador Eurico Vieira de Rezende, no pátio do seminário, em Rio Bananal.

Fonte: Jornal Terral

Foto: Geferson Pianissola