O POPULAR ES
destaque

João Neiva se destaca pela produção de cacau

Além de delicioso, dele extraímos a matéria-prima do doce mais amado de todos os tempos, o chocolate. Hoje o cacau está com o espaço cada vez maior na agricultura de João Neiva e também em todo o estado do Espírito Santo, não apenas pela quantidade, mas também pela qualidade.

Os últimos dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação à produção e produtividade da amêndoa são de 2017, sendo que João Neiva se encontra em 4° lugar do estado no que se refere à produção, com 80 toneladas por ano. Quanto à produtividade, o município lidera o ranking, produzindo 10 sacos por hectare.

O agente de extensão em desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de João Neiva Gustavo Moulin salienta que produção é o total arrecadado, independentemente do tamanho do município, e a produtividade é o total produzido por hectare.

Ainda segundo os dados do IBGE de 2017 a cidade conta com 70 produtores de cacau. “Hoje estimamos que o município possui entre 80 e 90 agricultores, chegando a produzir 110 toneladas por ano e com a produtividade dentre 13 a 15 sacos por hectare”, relata Gustavo.

O secretário de Agricultura (Semag) de João Neiva Danilo Sanson destaca que o produtor da cidade está investindo cada vez mais no produto, buscando variedades de plantas e o aprimoramento das técnicas de irrigação e adubação, sempre em busca de uma amêndoa de qualidade.

O agricultor Geraldo Antônio Denardi, que já produz o cacau há cerca de 20 anos, enfatiza que além ser de ser uma renda o cultivo também beneficia o meio ambiente, eis que ajuda no controle da temperatura, no aumento da umidade do ar e na qualidade da água dos mananciais, entre outras vantagens.

Ele acrescenta que em 2010 sua lavoura foi contaminada com a vassoura de bruxa, pelo que foi necessária sua renovação. “Precisamos renovar toda a área e então investimos no produto clonado, que tem maior qualidade e é resistente à praga”.

Fonte: Norte Notícia.