João Neiva se destaca pela produção de cacau

COMPARTILHE:

Além de delicioso, dele extraímos a matéria-prima do doce mais amado de todos os tempos, o chocolate. Hoje o cacau está com o espaço cada vez maior na agricultura de João Neiva e também em todo o estado do Espírito Santo, não apenas pela quantidade, mas também pela qualidade.

Os últimos dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação à produção e produtividade da amêndoa são de 2017, sendo que João Neiva se encontra em 4° lugar do estado no que se refere à produção, com 80 toneladas por ano. Quanto à produtividade, o município lidera o ranking, produzindo 10 sacos por hectare.

O agente de extensão em desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de João Neiva Gustavo Moulin salienta que produção é o total arrecadado, independentemente do tamanho do município, e a produtividade é o total produzido por hectare.

Ainda segundo os dados do IBGE de 2017 a cidade conta com 70 produtores de cacau. “Hoje estimamos que o município possui entre 80 e 90 agricultores, chegando a produzir 110 toneladas por ano e com a produtividade dentre 13 a 15 sacos por hectare”, relata Gustavo.

O secretário de Agricultura (Semag) de João Neiva Danilo Sanson destaca que o produtor da cidade está investindo cada vez mais no produto, buscando variedades de plantas e o aprimoramento das técnicas de irrigação e adubação, sempre em busca de uma amêndoa de qualidade.

O agricultor Geraldo Antônio Denardi, que já produz o cacau há cerca de 20 anos, enfatiza que além ser de ser uma renda o cultivo também beneficia o meio ambiente, eis que ajuda no controle da temperatura, no aumento da umidade do ar e na qualidade da água dos mananciais, entre outras vantagens.

Ele acrescenta que em 2010 sua lavoura foi contaminada com a vassoura de bruxa, pelo que foi necessária sua renovação. “Precisamos renovar toda a área e então investimos no produto clonado, que tem maior qualidade e é resistente à praga”.

Fonte: Norte Notícia.



Nome

agricultura,7,ARACRUZ,1,BAIXO GUANDU,1,BRASIL,1,COLATINA,4,dest,1,destaque,249,destaque 2,10,ECONOMIA,3,ESPORTE,21,estado,6,geral,7,Governador Lindenberg,6,JAGUARÉ,2,Linhares,3,LUTO,1,MARILÂNDIA,3,PANCAS,3,Pancas - ES,1,PEDRO CANÁRIO,3,POLÍCIA,25,política,15,Rio Bananal,14,SÃO DOMINGOS DO NORTE,2,SÃO GABRIEL DA PALHA,2,São Roque do Canaã,3,saúde,1,SOORETAMA,1,TRABALHO,1,VILA PAVÃO,5,VILA VALÉRIO,5,
ltr
item
O POPULAR ES: João Neiva se destaca pela produção de cacau
João Neiva se destaca pela produção de cacau
https://1.bp.blogspot.com/-at-paQKcTB0/YVI-4eG3WgI/AAAAAAAABF4/zFu7DEcJOkM0lGDPcPt5JiQ8EsWmA6GDgCLcBGAsYHQ/w640-h400/lavoura-cacau-600x375.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-at-paQKcTB0/YVI-4eG3WgI/AAAAAAAABF4/zFu7DEcJOkM0lGDPcPt5JiQ8EsWmA6GDgCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h400/lavoura-cacau-600x375.jpg
O POPULAR ES
https://www.jornalopopulares.com.br/2021/09/joao-neiva-se-destaca-pela-producao-de.html
https://www.jornalopopulares.com.br/
https://www.jornalopopulares.com.br/
https://www.jornalopopulares.com.br/2021/09/joao-neiva-se-destaca-pela-producao-de.html
true
7047912270549255371
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar