O POPULAR ES
ECONOMIA

Espírito Santo registra recuo de 7% no consumo das classes C e D



O consumo das classes C e D no Espírito Santo apresentou um recuo de 7% em abril, em relação a março, abaixo da média do País, que também ficou com queda de 5%. O estado, que vinha tendo o melhor cenário na Região Sudeste nos dois meses anteriores, agora ficou atrás de Minas Gerais (5%), São Paulo (-3%) e à frente apenas do Rio de Janeiro (-26%). Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Santander. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor dessa faixa da população.

 

A pesquisa aponta que as categorias mais prejudicadas no Espírito Santo foram Companhia Aéreas (-11%), Prestadores de Serviços (-10%), Telecomunicações (-9%) e Combustível (-8%). Houve grande avanço nos gastos com Hotéis e Motéis (101%%), Serviços (25%) e Transporte (24%). O desempenho do Espírito Santo em abril foi pior que em março, quando registrou uma queda de 2%. 

 

Entre as cinco regiões, o Sudeste apresentou queda mensal de 7%, seguido pelo Sul (-6%), Nordeste (-4%), Norte (-2%) e Centro-Oeste (-1%).

 

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, a pesquisa mostra que ainda falta confiança no consumidor para voltar a comprar com tranquilidade, como aconteceu no final do ano passado. “Vimos em outubro, novembro e dezembro uma boa recuperação do consumo nas Classes C e D, depois de um 2020 muito difícil. Mas, com o avanço da Covid-19 e as suas consequências na economia, principalmente em março e abril, muitas famílias ainda estão inseguras para voltar às compras”, diz a executiva.  O índice de confiança do consumidor, medido pela FGV em abril, estava em 72,5 pontos, melhor que em março, mas muito abaixo dos 91,7 pontos medidos em dezembro de 2020.

 

Em termos setoriais, quando observados os números do Brasil como um todo, as maiores quedas registradas em abril na comparação com março foram em Rede Online (-14%), Companhias Aéreas (-7%), Diversão e Entretenimento (-6%) e Combustível (-4%). Enquanto isso, cresceram os gastos com Lojas de Roupas (10%), Prestadores de Serviços (9%) e Lojas de Artigos Diversos (4%).

 

“Com os dados de abril, podemos perceber que os gastos com restaurantes pararam de cair, devido à reabertura do comércio. Nossa expectativa é de que a confiança para consumir volte aos poucos, conforme a vacinação alcance um número maior de pessoas e, em decorrência disso, a economia demonstre uma recuperação mais robusta”, explica a executiva.

 

Para acessar os dados completos da pesquisa e gráficos, acesse: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Abr21_estados.pdf

 

 

Sobre a Superdigital

 

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,7 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.