O POPULAR ES
destaque

Ativista Jonas Soprani não resiste e morre no hospital Rio Doce após ser baleado em bar em Linhares

O ativista político e ex-candidato a vereador Jonas Soprani (PSB), de 48 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (23) em um bar no bairro Novo Horizonte, em Linhares, no Norte do Espírito Santo.

 De acordo com relatos de testemunhas, vários disparos foram feitos no estabelecimento e Jonas foi o mais atingido por eles. Há informações também de que uma outra vítima teria sido baleada no pé.

 As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Geral de Linhares. No entanto, Jonas não resistiu aos ferimentos.

 O atirador fugiu do local do crime e não foi preso.

 Amigos e familiares repercutem sua morte em diversas redes sociais. A esposa do ativista fez a seguinte postagem no facebook de Jonas:

 “Meu amor foi embora tiraram sua vida por defender sempre o dinheiro Nosso que muitos políticos. Desvia pra seu proprio beneficio JONAS SOPRANI SERA SEMPRE UM MITO. MESMO QUE CALARAM SUA VOZ.  VAI HAVER QUEM VAI CONTINUAR SEU TRABALHO .AMOR ETERNO NEIA RIGO”.

Jonas Soprani utilizava suas redes sociais para fazer várias denuncias a políticos e servidores públicos, através de vídeos. Com uma carreira que somava diversas causas ganhas na justiça conta parlamentares, ele se destacou também perante a sociedade, sendo reconhecido como um homem de coragem em denunciar, cobrar e fiscalizar o dinheiro público.

 Nas redes sociais seus seguidores, amigos, familiares e conhecidos, atribuem a morte do ativista às suas denúncias, e ''queima de arquivo''.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária do Córrego Farias em Linhares, e ás 12h acontece seu sepultamento no cemitério local.

A Polícia Civil investiga o caso. Quem tiver alguma informação que possa auxiliar nas investigações da policia, pode ligar para o número 190. As ligações são gratuitas e não é necessária a identificação.


 POLÊMICAS ENVOLVENDO JONAS SOPRANI

 - Jonas Soprani já causou grandes intrigas em vários municípios do estado. Em Rio Bananal foi muito comentado na época, quando o mesmo entrou com uma ação no ministério público pedindo a não realização da festa do município.

 - No dia 10/09/2019 Jonas foi encaminhado á delegacia de Linhares, após se envolver em confusão com os seguranças do hospital HGL.

 - No dia 15/02/2021 Jonas perdeu na justiça uma ação que movia contra um vereador, e a sentença na época obrigava que ele retirasse de suas redes sociais vídeos onde ele atacava o parlamentar.

 - No dia 06/04/2021 o ativista Jonas Soprani, esteve na prefeitura de Rio Bananal, solicitando cópias de diversos contratos da gestão 2017/2020, ele disse que iria revisar todos os contratos através de auditoria com sua ONG.

- No dia 09/10/2020 O ativista entrou no Ministério Público de Linhares/ES, pedindo a anulação das eleições para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente daquela cidade, por suspeita de irregularidades.

-  O Ativista Jonas Soprani de Linhares confirmou sua pré-candidatura a deputado federal.

-  No dia 30/08/2019 O Ativista protocolou um pedido de cassação de vereador do PSC de Rio Bananal por ameaça e quebra de decoro.

- No dia 26/11/2019 Jonas Soprani esteve em uma manifestantes em São Gabriel da Palha para um evento popular e destacou na época que estaria presente e atuaria no que for preciso para que os dois vereadores, Tiago dos Santos e Lucas Wagner dos Santos não só sejam cassados, como também presos pelo crime cometido.

- No dia 26/06/2020 A denúncia de nº 2082/2020, feita pelo Ativista dos Direitos Humanos, Jonas da Silva Soprani, onde o mesmo, solicitou que a Câmara, avalia-se a abertura de cassação do mandato do vereador Tobias Santos Cometti por improbidade administrativa.

Jonas Soprani apresentou cópia do documento protocolado em 30 de abril deste ano na 1ª Promotoria de Justiça de São Gabriel da Palha, requerendo que seja “investigada a Prefeitura Municipal de Vila Valério, representada pelo prefeito municipal David Mozdzen Pires Ramos, pela compra de um aparelho celular no valor de R$ 7.478,99 (sete mil, quatrocentos e setenta e oito reais e noventa e nove centavos), custeado pelos cofres públicos do Município para atender o gabinete conforme processo 469/2021”.

Essas e outras várias polêmicas e denúncias foram feitas pelo ativista, que sem medo de qualquer tipo de represálias não media esforços para que a justiça fosse feita.