O POPULAR ES
destaque

Projeto resgata memórias de moradores antigos de Rio Bananal



Um projeto belíssimo, de enorme relevância histórica e inédito na região foi lançado nesta semana pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Rio Bananal. Intitulada ‘Contar para Reviver’, a iniciativa resgata as histórias e memórias do povo ribanense, a partir de relatos dos pioneiros do município, apresentados por meio de vídeos segmentados.

Idealizadora do projeto e responsável pelo setor de Cultura da Prefeitura de Rio Bananal, a professora Claudineia Lucindo ressalta que o objetivo é “preservar a história de tantos ribanenses que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do município”.

“São muitas as histórias e os feitos dos primeiros moradores do nosso município. Esse projeto quer ser um meio de tornar tudo isso acessível e preservado”, completou a professora.

No vídeo de estreia da série é possível conhecer e se emocionar com a quase centenária trajetória de vida de José Cipriano, o Zeca Cipriano, patriarca de uma das mais tradicionais famílias ribanenses, que nasceu em Iconha, no Sul do Estado, e chegou a Rio Bananal no ano de 1945, vindo da região de Patrão Mor, hoje pertencente ao município de Marilândia.