O POPULAR ES

Marilândia: Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso a assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais

 A Prefeitura Municipal de Marilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso a assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais mais prevalentes, atendendo as necessidades de complexidade intermediária entre a atenção básica e os CAPS.

Foi realizado um projeto para a implementação da Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental (AMENT) do município de Marilândia, tendo a coordenação da Assistente Social Gisele Goncalves Leal Souza, e suporte do setor de Psicologia, SEMUSA, Vigilância Sanitária e Farmácia Básica Municipal.

Atualmente são realizados a média de 200 atendimentos mensais com profissionais especialistas em saúde mental, com a atuação da nova equipe AMENT, estamos ampliando e ofertando uma nova forma de cuidado dentro do território.




O trabalho que vem sendo realizado em Marilândia, tem se destacado e servido de inspiração para outras regiões do Estado, e também para um município na região sul do país, no estado do Paraná.
Marilândia segue estruturando ações na área da saúde mental, com números reais que evidenciam os pontos estratégicos a serem trabalhados, graças a pesquisa e mapeamento de conhecimento do território. Empatia e presença no dia a dia dessas pessoas por meio da equipe multiprofissional tem feito a diferença e o resultado já é uma conquista para os munícipes e a cidade.

Nesse mês de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e com o apoio da gestão da Secretaria Municipal de Saúde, a AMENT estará realizando ações sobre o tema da saúde mental. A primeira foi realizada hoje com uma ação de acolhimento na recepção da UBS de São Marcos, com a presença de profissionais das áreas de nutrição, serviço social e psicologia, que faz parte do Projeto Chá e Poesia, com o tema: “Qual a cor da sua emoção”.


Com informações: Prefeitura Municipal de Marilândia.