O POPULAR ES
destaque

Governador Lindenberg é um dos quatro novos municípios do ES incluídos na área da Sudene

 


Agora só falta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionar a lei, o que deve ser feito em breve. O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (27) o Projeto de Lei Complementar nº 148/2017, que inclui quatro novos municípios capixabas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene): Governador Lindenberg, no Noroeste do Estado; Aracruz, na região Litorânea; Itarana e Itaguaçu, na região Serrana.

O deputado federal Evair de Melo (PP), vice-líder do Governo Bolsonaro, teve participação decisiva na construção do projeto, que já havia sido aprovado no plenário da Câmara Federal. Com isso, o número de municípios do Espírito Santo na área das Sudene passa de 28 para 32.

A inclusão facilita a atração de investimentos que possibilitem o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região. As empresas que se instalam na área de abrangência da Sudene têm direito a incentivos fiscais, que variam entre 30% e 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas.

A expansão da atuação no Estado é vista com bons olhos pelo mercado e pode ampliar a geração de empregos e renda em municípios como Governador Lindenberg. A integração à Sudene traz benefícios como o desenvolvimento de projetos, melhor planejamento de ações para a recuperação ambiental, melhores linhas de créditos e incentivos fiscais, abrindo portas para novos empreendedores de peso.




Atualmente, 1990 municípios dos 11 Estados da região Nordeste e de parte do Espírito Santo e de Minas Gerais compõem a área de abrangência da Sudene. A autarquia especial vinculada ao Governo Federal foi criada em 2007 exclusivamente com a missão de articular, promover e estimular o desenvolvimento da região, que é considerada a mais carentes de investimentos no País.