O POPULAR ES

Presidente do Progressistas 11, Deputado Da Vitória renova todas as presidências e diretórios do partido nos municípios do ES

O então presidente do partido Progressistas (11), Deputado Federal Josias Da Vitória renovou todas as presidências e diretórios do partido em todos os municípios do Espírito Santo visando as eleições municipais para prefeito e vereadores que acontecem em outubro deste ano.

O partido tem como representante na assembleia legislativa, a Deputada Estadual Raquel Lessa e o deputado Theodorico Ferraco, e no âmbito federal, os Deputados Evair de Melo e o presidente estadual da sigla, Deputado Federal Da Vitória.

Uma resolução foi publicado pelo presidente Da Vitória no dia 30 de outubro de 2023 revogando toda diretoria e presidência da sigla em quase todos municípios, entre eles os municípios de Rio Bananal, Vila Valério, São Gabriel da Palha, entre outros conforme a publicação do Art. 1º. 

A Comissão Executiva Estadual, estabelece que todos os Diretórios Municipais, sendo Comissões Executivas, Permanentes ou Provisórias, terão sua vigência até 31/12/2023, mesmo os diretórios com vigência anterior ou posterior a esta data.

Parágrafo único. Em casos excepcionais, a Comissão Executiva Estadual pode estabelecer prorrogação desse prazo mantendo a data final da vigência 31/12/2026.

Parágrafo único. Se o prefeito ou vice-prefeito se desfiliarem do PROGRESSISTAS para serem candidatos em outra sigla, ou apoiarem candidatos em desacordo com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Executiva Estadual, o Diretório Municipal deverá ser destituído e um novo deverá ser constituído a tempo de promover candidatura própria ou celebrar aliança que atenda os interesses do PROGRESSISTAS.

 Art. 5º. A decisão de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e/ou celebração de coligação nos municípios, será, obrigatoriamente, precedido de autorização da Comissão Executiva Estadual.  


Eleições 2024

As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). 

Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.



Registro de estatutos e filiação partidária

Dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer. 



Postagem Anterior Próxima Postagem