O POPULAR ES
política

Articulação de Marcos Garcia garante retomada da perícia médica do IPAJM em Linhares

O deputado estadual Marcos Garcia obteve sucesso ao defender, junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), a retomada das atividades da perícia médica em Linhares. A demanda é uma reivindicação antiga de servidores estaduais lotados na cidade e em municípios vizinhos, que atualmente precisam se deslocar até Colatina, São Mateus ou Vitória para passar por uma avaliação médica. 

 A solução em favor dos servidores estaduais veio a partir da articulação política do deputado Marcos Garcia. “Recebemos uma solicitação do vereador Professor Antônio Cesar Machado, de Linhares, e imediatamente apresentamos uma Indicação Parlamentar, requerendo que o Governo do Estado reative o serviço regional de perícia médica no município de Linhares”, explica o deputado.

Credenciamento

O presidente executivo do IPAJM, José Elias do Nascimento Marçal, acolheu a solicitação do deputado ressaltando ser de total interesse do instituto restabelecer o serviço regionalizado de perícia médica em Linhares. “É uma forma de descentralizar o atendimento, evitando a sobrecarga da unidade central em Vitória”. 

 De acordo com o José Elias Marçal, o instituto já iniciou os processos administrativos internos para abertura de edital de credenciamento de profissionais com o objetivo de possibilitar a retomada dos serviços na região. “Com a rede restabelecida, os atendimentos voltarão a ser agendados em Linhares. É preciso que os profissionais fiquem atentos ao edital de credenciamento.”

Dificuldade

O deputado ressalta que a desativação do serviço de atendimento da perícia médica em Linhares gerou uma série de dificuldades para os milhares de servidores públicos estaduais servidores que residem na cidade e nos municípios próximos, como Rio Bananal, Sooretama e Aracruz.

“As unidades regionais mais próximas ficam nos municípios de Colatina e São Mateus, ambos a cerca de 80 km de distância de Linhares. Além de gerar uma sobrecarga nas outras unidades, os servidores ainda precisam arcar com os custos dos deslocamentos. Reativar a perícia médica em Linhares é uma forma de demonstrar o nosso respeito por profissionais que dedicam suas vidas a cuidar da nossa gente”.