O POPULAR ES
São Roque do Canaã

Prefeitura e INCAPER se unem para impulsionar agricultura e agroindústrias familiares do município de São Roque do Canaã.

 Nesta quarta-feira, 19 de maio, o prefeito Marcos Guerra esteve reunido com a secretária de Ação Social Nete Schneider, a assistente técnica Kezia Nascimento e os servidores do INCAPER Arestides Otaviano de Oliveira Junior e Alessandra Maria da Silva, para discutir a legalização das agroindústrias familiares e a operacionalização dos programas PAA e CDA no município de São Roque do Canaã.

Na ocasião, foram apresentadas as legislações estaduais e federais atualizadas da vigilância sanitária como suporte para atualização da legislação municipal, simplificando o processo de legalização das agroindústrias familiares no município. O prefeito se comprometeu em preparar sua equipe e providenciar as mudanças na lei necessárias para alavancar este setor. Essa atualização permitirá as agroindústrias familiares se legalizarem para que possam participar dos programas de compras governamentais e conquistar mercados locais e regionais, gerando emprego e renda para as famílias rurais.



Durante a reunião a secretária de Ação Social apresentou a experiência do “Ticket Feira”, que vem sendo adotado em outros municípios, e que tem beneficiado agricultores e famílias em situação de insegurança alimentar. Nesse projeto, a prefeitura cadastra as famílias beneficiárias, que recebem um ticket com o qual ela pode trocar por alimentos na feira livre do município.
Os agricultores que recebem o ticket podem trocá-los por dinheiro em espécie. Isso contribui para incentivar a produção de alimentos de qualidade no próprio município, gerando mais renda para a agricultura familiar, ao mesmo tempo que, reduz a insegurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade.